A edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abrirá inscrições no dia 16 de julho. Para este segundo semestre serão ofertadas pelo menos 155 mil oportunidades. Os interessados poderão se inscrever até o dia 22 no site do Fies.
O novo modelo divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O Ministério da Educação divulgou que terá alterações e as inscrições para esta segunda edição de 2018. De acordo com o MEC, as alterações do Fies estão focadas na modalidade 1, que conta com juros zero e renda familiar que deve ser de até três salários mínimos.
A primeira mudança é o estabelecimento de financiamento mínimo de 50% para as vagas oferecidas no Fies com juros zero. Conforme informações do Ministro da Educação, Rossieli Soares, antes era feito um balanceamento com a renda do candidato para determinar o valor do financiamento. O modelo antigo impedia que muitos participantes beneficiados continuassem seus cursos por conta do baixo valor financiado. Por esse motivo, o MEC fixou uma porcentagem mínima a ser atendida pelo Fies.
Outra alteração é o aumento no teto dos cursos financiados na modalidade Fies 1 para R$ 42 mil. Anteriormente, o MEC havia fixado em R$ 30 mil semestrais o valor máximo para financiamento, o que impossibilitava que cursos mais caros fossem atendidos.
A terceira novidade anunciada pelo MEC é a garantia de aproveitamento de todas as vagas do Fies. As que não forem preenchidas no primeiro semestre irão para o segundo, trazendo assim mais oportunidades para os jovens.
Para financiar, o curso deve ter conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ou ter autorização do MEC para funcionamento. O candidato que desejar concorrer a uma vaga deverá ter realizado uma das edições do ENEM a partir de 2010, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Para mais informações acesso o site do Novo Fies clicando AQUI.